Camila Vidal
Possível queda de Aline: machismo ou rixa de torcidas?

Hoje a noite teremos mais uma eliminação e, segundo grande parte das enquetes na Internet, existe uma grande chance de Aline ser a eliminada da vez. O que, para quem assiste e aprecia um bom reality, é um absurdo sem fim. Ainda mais quando do outro lado da disputa está um cara como o Maike
Para início de conversa, quero deixar claro que não tenho nada contra a pessoa do Maike, acho até que ele deve ser mesmo um cara do bem. Mas para vencer um paredão como esse e continuar na casa rumo a reta final ele não deveria ter a menor chance. O cara é a tradução da famosa expressão “planta”.
Mas isso pouco importa. Está claro que o possível declino da Aline em nada tem a ver com o Maike. Aline não está caindo porque as pessoas gostam de assistir o Maike na televisão. Os motivos são outros.
O primeiro deles é um possível machismo estrutural. Vi um vídeo hoje cedo que falava exatamente o que o que eu nado percebendo: de fato a Aline grita demais, xinga desnecessariamente muitas vezes e provoca e confronta seus adversários sem nenhum medo. Para muitos, esse tipo de postura agressiva não é bacana e muito menos ganha BBB, pelo menos esse é um dos principais argumentos dos entusiastas por sua eliminação.
Mas aí eu pergunto: Ah é? Não era exatamente assim que se portava o último vencedor Davi Brito? Ou, indo até mais para trás, não era esse o comportamento de Diego Alemão, um cara que levou o programa quase que de forma unânime? Marcelo Dourado, também não era nenhuma flor do campo. Mas todos ganharam o programa com certa facilidade.
Mas então, qual é a diferença? A diferença é que eles são homens e ela mulher, simples assim. Estamos acostumados a normalizar comportamentos mais agressivos de homens justificando que “faz parte da masculinidade deles” e gritar e confrontar sem medo, é mostrar que eles sabem o que querem e não abaixam a cabeça para nada.
Já quando uma mulher faz isso, ela está “passando dos limites” ou “está muito histérica”, porque mulher gritar e ser agressiva “não é nem bonito”, como disse uma senhora no ônibus esses dias.
A verdade é que, goste você ou não, os motivos que podem eliminar Aline no paredão dessa terça-feira são exatamente os mesmo que deram o prêmio máximo para esses participantes homens citados acima. #prarefletir .
Outro motivo que pode estar causando o alto índice de votos contra a policial são as famosas rixas de torcidas “adolescentes” na internet (que nem sempre são formadas só por adolescentes, vale ressaltar). Episódio semelhante aconteceu no BBB 23 que deu a vitória para a sem sal da Amanda.
Hoje em dia é comum ver grupos de pessoas tomarem partidos muito intensos contra ou a favor qualquer pessoa ou assunto nas redes sociais. São os tais fanáticos que parecem que entram na internet somente para criar debates e confusões. No BBB acontece muito isso, e neste caso específico criou-se uma rixa muito forte entre os fãs de Renata e Eva e os de Aline.
Sendo assim, a torcida das bailarinas não está nem um pouco preocupada se a eliminação da policial vai prejudicar ou não o entretenimento do programa ou até mesmo suas protegidas (porque para mim Aline precisa de Eva e Renata assim como Eva e Renata precisam de Aline para continuarem protagonizando os debates). O que a torcida quer é acabar com a inimiga número um das suas preferidas. Ouso até a dizer que muitos dos membros fanáticos desses grupos que estão freneticamente votando para eliminar a Aline, sequer acompanham o programa diariamente, logo, não se importam em nada se depois de hoje, os enredos perderem ainda mais a graça.
Portanto, aos fãs raízes (e mais maduros) do Big Brother Brasil, resta apenas votar para que quem saia esta noite seja o Maike, que não foi capaz de mover torcidas nem no seu próprio paredão e que certamente será o tipo de participante que, daqui alguns anos, quando formos falar dessa edição, teremos que jogar seu nome no Google para lembrar do seu rosto.
COMENTÁRIOS